Você sabe para que serve um Sindicato?

Os Sindicatos são entidades representativas de categorias com registros junto ao Ministério de Trabalho e Emprego, com a finalidade de representar e defender os interesses de seus associados ou contribuintes.

Aos Sindicatos de acordo com a Lei, é atribuída a função de defender, negociar e intermediar os interesses de Patrões e Empregados das categorias que representam e pelas quais são mantidos através de contribuições pela representação negocial ou associativas.

A sustentabilidade dos Sindicatos dependem exclusivamente das Empresas e dos Empregados porque não recebem nenhum subsídio do Estado para sua manutenção.

O maior empenho dos Sindicatos é o de defender os interesses de seus representados nas negociações das Convenções Coletivas de Trabalho e nos Acordos firmados. Somente os sindicatos têm autonomia para validar uma Convenção ou Acordo junto ao Ministério do Trabalho para que as mesmas sejam reconhecidas e ofereçam o respaldo necessário nas questões trabalhistas, assegurando o equilíbrio entre o capital e o trabalho.

Reconhecer e contribuir com o seu Sindicato de classe está na Constituição Federal e na CLT, porém, muitos desconhecem os trabalhos realizados e acreditam não estar recebendo os seus benefícios, lembrando de acioná-los apenas quando notificados por uma ação trabalhista ou, no caso do empregado, quando sente que seus direitos foram lesados em uma rescisão.

2 recommended