ICC Março: Sicomércio diz que situação econômica sofreu leve queda, mas otimismo dos consumidores com o futuro aumenta.


Pesquisa realizada pelo Sicomércio Limeira indica maior otimismo do consumidor em comparação com mês anterior. 
 
Limeira, 18 de março de 2017 – A pesquisa de Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio Limeira), alcançou 107,2 pontos no mês de fevereiro, uma queda de 0,8% em relação ao índice do mês anterior. A escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total).
 
Desenvolvida com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a pesquisa é composta pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e pelo Índice de Expectativas do Consumidor (IEC).
 
O ICEA, que traduz o sentimento do consumidor em relação à sua situação atual, caiu 5,1% em comparação com o mês anterior e ficou em 50,9 pontos, sendo responsável pela queda do índice de confiança. Já o IEC, responsável por antecipar as percepções do consumidor em relação ao futuro e, consequentemente, sua propensão para compras, registrou um otimismo ainda maior que o de janeiro, atingindo 142,7 pontos (aumento de 2,1 pontos). 
 
Segundo o presidente do Sicomercio, Eduardo Hervatin, “estes dados indicam que, apesar de acreditarem em uma melhora da economia nos próximos meses, as pessoas continuam receosas com o cenário instável da política”, explica. 
 
Metodologia
O ICC começou a ser apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio Limeira) em janeiro de 2017. Os dados foram coletados com 547 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

 

Os resultados são segmentados por nível de renda, gênero e idade. O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Sua composição, além do índice geral, apresenta-se em: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e para formação de estoques por parte dos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.

 

A metodologia do ICC foi desenvolvida com base no Consumer Confidence Index, índice norte-americano que surgiu em 1950 na Universidade de Michigan. No início da década de 1990, a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia da pesquisa norte-americana à realidade brasileira. Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no País, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central dos Estados Unidos.
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