ICC Maio: Índice de Confiança do Consumidor (ICC) aponta pessimismo segundo pesquisa

Pesquisa realizada pelo Sicomércio Limeira indica queda de confiança do consumidor motivado pelo cenário político.

 

A pesquisa de Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio Limeira), apontou queda acentuada para 95,9 pontos no mês de maio, uma queda de 6,2% em relação ao índice do mês anterior. A escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total).

Para o presidente do Sicomercio, Eduardo Hervatin, a queda se deve, principalmente, ao cenário de instabilidade política que se agravou há cerca de 1 mês atrás. “Na semana em que a economia ensaiava um um leve ciclo de crescimento, iniciou-se uma nova e forte crise política. Somadas às instabilidades do julgamento da chapa presidencial e denúncias contra o governo, o cenário econômico se torna ainda mais incerto e derruba a confiança do consumidor, que teme por seu emprego”, explica Eduardo.

O ICEA, que traduz o sentimento do consumidor em relação à sua situação atual, caiu 3,1% em comparação com o mês anterior e ficou em 50,5 pontos. Já o IEC, responsável por antecipar as percepções do consumidor em relação ao futuro e, consequentemente, sua propensão para compras, sofreu uma queda acentuada de 7% em comparação ao mês anterior, com 126,2 pontos.

Metodologia

O ICC começou a ser apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio Limeira) em janeiro de 2017. Os dados foram coletados com 547 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

 

Os resultados são segmentados por nível de renda, gênero e idade. O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Sua composição, além do índice geral, apresenta-se em: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e para formação de estoques por parte dos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.

 

A metodologia do ICC foi desenvolvida com base no Consumer Confidence Index, índice norte-americano que surgiu em 1950 na Universidade de Michigan. No início da década de 1990, a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia da pesquisa norte-americana à realidade brasileira. Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no País, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central dos Estados Unidos.

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