ICC Outubro: ICC – Índice de Confiança do Consumidor volta a subir.


Alta ainda é tímida e índice ainda continua abaixo dos 100 pontos, apontando pessimismo.

 

Limeira, 20 de outubro de 2017 – A pesquisa de Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio Limeira), apontou que queda do índice de confiança do consumidor foi interrompida com uma alta de 1% referente a setembro, somando 97,3. Sendo abaixo de 100 pontos (em uma escala de 0 a 200 pontos), o resultado ainda aponta pessimismo do consumidor.

A boa notícia foi que o ICEA, indicador que traduz o sentimento do consumidor em relação à sua situação atual, obteve a maior alta desde a primeira pesquisa, realizada em janeiro, com alta de 31,9%, somando 66 pontos. Porém, mesmo com a alta no ICEA, o IEC, que é responsável por antecipar as percepções do consumidor em relação ao futuro e, consequentemente, sua propensão para compras, registrou queda sensível de 7% em comparação ao mês anterior, somando 118,1 pontos, ainda apontando otimismo.

“A situação econômica do país tem apresentado resultados positivos mês a mês. Este resultado reflete no aumento no número de empregos, o que justifica o aumento do índice ICEA. Mas a incerteza política, com a nova denúncia contra o presidente, acaba abalando as perspectivas e as certezas do país para o futuro. Os índices do IEC devem voltar a melhorar após as decisões políticas que serão tomadas em breve”, explica Eduardo Hervatin, presidente do Sicomercio.

Metodologia

O ICC começou a ser apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio Limeira) em janeiro de 2017. Os dados foram coletados com 547 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

 

Os resultados são segmentados por nível de renda, gênero e idade. O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Sua composição, além do índice geral, apresenta-se em: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e para formação de estoques por parte dos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.

 

A metodologia do ICC foi desenvolvida com base no Consumer Confidence Index, índice norte-americano que surgiu em 1950 na Universidade de Michigan. No início da década de 1990, a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia da pesquisa norte-americana à realidade brasileira. Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no País, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central dos Estados Unidos.

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