ICC Novembro: Com alta de 2,9%, confiança do consumidor passa ao patamar de otimismo.

 Com 100,1 pontos, confiança do consumidor passa a ser vista como otimista.

 

A pesquisa de Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio Limeira), apontou segunda alta consecutiva no índice de confiança do consumidor com alta de 2,9% referente a outubro, somando 100,1 pontos. Acima de 100 pontos (em uma escala de 0 a 200 pontos), o resultado aponta otimismo.

A boa notícia foi que o ICEA, indicador que traduz o sentimento do consumidor em relação à sua situação atual, fechou o mês em queda com 61,1 pontos, representando -7,5%. O maior responsável por este número foram os entrevistados com rendimento acima de 10 salários mínimos, que apontaram queda de 21% em comparação a Outubro.

O IEC, índice responsável por antecipar as percepções do consumidor em relação ao futuro e, consequentemente, sua propensão para compras, registrou alta de 6,8% em comparação ao mês anterior, somando 126 pontos, apontando otimismo.

As maiores responsáveis pelo aumento desde índice foram as mulheres, que representaram alta de 10% em relação a outubro.

Segundo o presidente do Sicomercio, Eduardo Hervatin, “o país passa passa a entrar nos trilhos, oferecendo mais estabilidade e condições de planejamento financeiro aos consumidores. Este início de estabilidade política somados aos índices econômicos colabora muito no aumento da confiança do consumidor”, explica.

Metodologia

O ICC começou a ser apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio Limeira) em janeiro de 2017. Os dados foram coletados com 547 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

 

Os resultados são segmentados por nível de renda, gênero e idade. O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Sua composição, além do índice geral, apresenta-se em: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e para formação de estoques por parte dos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.

 

A metodologia do ICC foi desenvolvida com base no Consumer Confidence Index, índice norte-americano que surgiu em 1950 na Universidade de Michigan. No início da década de 1990, a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia da pesquisa norte-americana à realidade brasileira. Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no País, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central dos Estados Unidos.

53 recommended