ICC Junho: Consumidores estão otimistas segundo pesquisa de índice de confiança

 Sicomércio Limeira indica recuperação da confiança do consumidor com alta registrada na última pesquisa.

 

A pesquisa de Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio Limeira), apontou recuperação  o otimismo da população limeirense, somando 104,1 pontos no mês de julho, alta de 8,5% em relação ao índice do mês anterior. A escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total).

Outros índices que compõe o ICC, como o ICEA, que traduz o sentimento do consumidor em relação à sua situação atual, teve o maior índice entre todos com aumento de 9,9% em comparação com o mês anterior e ficou em 55,4 pontos. Já o IEC, responsável por antecipar as percepções do consumidor em relação ao futuro e, consequentemente, sua propensão para compras, registrou aumento de 8,2% em comparação ao mês anterior, somando 136,6 pontos.

Para o presidente do Sicomercio, Eduardo Hervatin, o resultados apurados nos índices se devem aos números nacionais da economia, que ainda seguem um caminho de crescimento apesar da grave crise política que se passa no país. “As metas de inflação em queda, assim como as expectativas da Selic, faz o consumidor olhar para o mercado com certa normalidade, separando-o do mundo político. Dada a fragilidade da confiança da família brasileira, é importante que a economia continue neste caminho para que o índice suba ainda mais”, conclui Eduardo.

Metodologia

O ICC começou a ser apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio Limeira) em janeiro de 2017. Os dados foram coletados com 547 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

 

Os resultados são segmentados por nível de renda, gênero e idade. O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Sua composição, além do índice geral, apresenta-se em: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e para formação de estoques por parte dos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.

 

A metodologia do ICC foi desenvolvida com base no Consumer Confidence Index, índice norte-americano que surgiu em 1950 na Universidade de Michigan. No início da década de 1990, a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia da pesquisa norte-americana à realidade brasileira. Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no País, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central dos Estados Unidos.

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