ICC Dezembro: Consumidor está mais confiante segundo pesquisa do Sicomercio.

 

Índice chega a 104,1 pontos, maior número em oito meses.

 

A pesquisa de Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio Limeira), registrou nova alta atingindo 104,1 pontos, representando 4% de crescimento em relação a aos números de novembro. Acima de 100 pontos (em uma escala de 0 a 200 pontos), o resultado aponta otimismo.

O indicador ICEA, que traduz o sentimento do consumidor em relação à sua situação atual, também apontou um bom crescimento em relação a novembro, com 13,9% de aumento (69,6 pontos). O destaque para este índice se encontra em entrevistados com renda igual ou superior a 10 salários mínimos, com crescimento de 38,7% em comparação com o mês anterior.

O IEC, índice responsável por antecipar as percepções do consumidor em relação ao futuro e sua propensão para compras já marcava números otimistas em novembro e se manteve em dezembro, com leve crescimento de 0,8%, com 127,1 pontos.

Para Eduardo Hervatin, presidente do Sicomercio, a injeção do 13º salário na economia das famílias gera um otimismo natural neste período do ano. “A proximidade das festividades de final de ano, muitas empresas entrando em férias coletivas e a preparação para as compras de Natal contribuem muito para a melhora destes índices”, explica.

70 recommended