Federação do Comércio e Sindicatos do Interior se reúnem com governador Geraldo Alckmin


O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Abram Szajman e os presidentes dos Sindicatos do Comércio Varejista do interior de São Paulo reuniram-se na tarde da última segunda-feira (9) em audiência com o governador do Estado, Geraldo Alckmin, para discutir as dificuldades enfrentadas pelo comércio local em razão das feiras itinerantes.

O tema tem sido amplamente abordado pelo Conselho do Comércio Varejista da Federação, representado pelo seu presidente, Paulo Gullo, e demais sindicatos filiados, uma vez que o aumento do número de feiras, principalmente durante datas sazonais  como Dias dos Pais, Dia da Mães, dentre outros, vem causando preocupação aos comerciantes do interior diante do impacto negativo nas vendas do comércio varejista e, ainda, a concorrência desleal com a comunidade comercial local.

“Essas feiras geralmente são realizadas em dias de maior movimento de vendas do comércio, como nos finais de semana e períodos que antecedem datas comemorativas. Por isso, as feiras não legalizadas, assim como os vendedores ambulantes informais, representam concorrência desleal e reduzem não apenas as vendas do comércio, que paga impostos, como também alavancam a economia informal, que não gera tributos nem empregos para a nossa cidade”, explica do presidente do Sicomércio, Eduardo Hervatin.

O governador Geraldo Alckmin reconheceu a extensão do problema e definiu, na ocasião, algumas providências para combater tal prática, dentre elas, fiscalizações rigorosas por parte da Secretaria da Fazenda, do Corpo de Bombeiros e do Procon e, também, solicitou que os Sindicatos atuem diretamente junto aos prefeitos municipais, denunciando e cobrando medidas eficazes de fiscalização nos locais onde se realizam essas feiras.

Assim como outras cidades da nossa região, o Sicomércio tem lutado há alguns anos contra a atuação destas feiras na cidade e conseguiu avançar em muitas ocasiões. A principal delas foi a conquista, junto à Câmara dos Vereadores e a Prefeitura Municipal com a criação da Lei nº 5.095, de 03 de maio de 2013, que regulamenta a instalação de Feiras e Ambulantes em Limeira, protegendo os comerciantes da cidade e se tornando um exemplo para as demais cidades da região.

69 recommended
bookmark icon