ICC Setembro: Consumidor continua com queda de confiança na economia.

Índices de confiança do consumidor cai quase 10% em comparação ao o último mês quando questionado sobre as situações econômicas atuais.

 

A pesquisa de Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio Limeira), apontou queda seguida, somando 96,3 pontos no mês de setembro, representando retração de 3,2% em relação ao índice do mês anterior. Sendo abaixo de 100 pontos (em uma escala de 0 a 200 pontos), o resultado aponta pessimismo do consumidor.

O ICEA, indicador que traduz o sentimento do consumidor em relação à sua situação atual, foi o que sofreu a maior queda com -9,3% em comparação com o mês anterior, somando 50,1 pontos. O IEC, que é responsável por antecipar as percepções do consumidor em relação ao futuro e, consequentemente, sua propensão para compras, também registrou leve queda de 1,5% em comparação ao mês anterior, somando 127,1 pontos, apontando otimismo.

Nesta pesquisa, os homens foram os maiores responsáveis pela queda nos índices ICEA, com -20% em relação ao mês anterior, indo de 63,8 para 50,5 pontos.

Para Eduardo Hervatin, presidente do Sicomercio, o aumento na desocupação de chefes de família, que tinham os empregos mais bem remunerados do lar foi o principal fator de queda acentuada no ICEA.”Com a inflação sob controle e taxas de juros em quedas consecutivas, a tendência dos índices seria manter-se estáveis ou com leve aumento. A única justificativa para uma queda neste patamar é a perda do emprego do chefe de família com o fechamento de postos bem remunerados”, explica Eduardo.

Mesmo com leve queda, a pesquisa aponta pequeno otimismo entre os homens para a retomada do crescimento em um futuro próximo, com alta de 1% em relação ao mês anterior.

Metodologia

O ICC começou a ser apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio Limeira) em janeiro de 2017. Os dados foram coletados com 547 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

 

Os resultados são segmentados por nível de renda, gênero e idade. O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Sua composição, além do índice geral, apresenta-se em: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e para formação de estoques por parte dos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.

 

A metodologia do ICC foi desenvolvida com base no Consumer Confidence Index, índice norte-americano que surgiu em 1950 na Universidade de Michigan. No início da década de 1990, a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia da pesquisa norte-americana à realidade brasileira. Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no País, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central dos Estados Unidos.

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