ICC Fevereiro: Confiança do consumidor limeirense está subindo, aponta Sicomércio


Pesquisa recém-lançada pelo Sicomércio Limeira indica otimismo do consumidor, o que pode impactar positivamente o comércio. 

Limeira, 20 de fevereiro de 2017 – A primeira edição do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio Limeira), alcançou 108 pontos no mês de janeiro. A escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total), o que indica que o limeirense está mais confiante com a economia neste início de ano.

Desenvolvida com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a pesquisa é composta pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e pelo Índice de Expectativas do Consumidor (IEC).

O ICEA, que traduz o sentimento do consumidor em relação à sua situação atual, ficou em 56 pontos, indicando insatisfação. Já o IEC, responsável por antecipar as percepções do consumidor em relação ao futuro e, consequentemente, sua propensão para compras, registrou um grande otimismo ao atingir 142,7 pontos.

Segundo o presidente do Sicomercio, Eduardo Hervatin, “estes dados indicam que as pessoas ainda estão receosas em relação ao quadro econômico local e nacional, mas ao mesmo tempo acreditam que o cenário será mais favorável ao longo deste ano. As próximas edições do ICC ajudarão a traçar um perfil mais aprofundado do consumidor limeirense e a acompanhar sua evolução” explica.

Metodologia

O ICC começou a ser apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio Limeira) em janeiro de 2017. Os dados foram coletados com 547 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

 

Os resultados são segmentados por nível de renda, gênero e idade. O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Sua composição, além do índice geral, apresenta-se em: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e para formação de estoques por parte dos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.

 

A metodologia do ICC foi desenvolvida com base no Consumer Confidence Index, índice norte-americano que surgiu em 1950 na Universidade de Michigan. No início da década de 1990, a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia da pesquisa norte-americana à realidade brasileira. Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no País, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central dos Estados Unidos.

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